Identidade Olfativa

Criando uma identidade olfativa

Existe uma diferença entre o marketing olfativo e identidade olfativa. O primeiro realiza ações pontuais e de curta e média duração, com alteração de aromas, para fidelizar um produto, ou estimular a atenção em um ponto de venda. A identidade olfativa, ao contrario, cria um vinculo permanente com a marca/produto, formatando uma aura personalizada e única.

Atualmente as pessoas não escolhem um produto ou serviço somente pela relação custo benefício, mas também pela vivência proporcionada no momento da compra e durante o seu consumo.O novo desafio do marketing implica em criar uma experimentação agradável, uma experiência memorável, em despertar em seus clientes, continuamente, a curiosidade e o desejo de experimentar.

Dos 5 sentidos o olfato é aquele que mais intensamente se encontra relacionado fisiologicamente com as lembranças.

Os cheiros ficam gravados na memória por muito tempo através das emoções relacionadas com o ambiente ou situação na qual o perfume foi sentido pela primeira vez, causando por isso um efeito é mais forte e incisivo do que de qualquer outro estímulo sensorial.

Este é o diferencial do Marketing Olfativo.

Agregando personalidade e consistência à marca, a utilização da identidade olfativa como forma de comunicação com seus consumidores conquista um espaço duradouro na memória de seus clientes.

Utilizado como perfume de ambiente torna-se a assinatura da organização, aplicado como aroma, estimula o consumidor.

Fontes:
http://www.ekconsulting.com.br/conteudo/identidade.htm
http://aromaessencial-cybele.blogspot.com.br/2012/05/criando-uma-identidade-olfativa.html